Acredito que as tecnologias digitais reforçam o processo de ensino e aprendizagem, levando o educando a estudar com maior prazer e de forma significativa, uma vez que educar vai muito além do repasse de conteúdos, Moran assim resume:
Educar é colaborar para que professores e alunos – nas escolas e organizações – transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional – do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos. (MORAN, 2009, p.21).
É preciso criar condições de aprendizagem, espaços onde professores e alunos construam suas identidades com o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. No contexto atual onde a tecnologia interativa invade a vida das pessoas e todos os espaços da sociedade, o ato de educar também não estará relacionado ao uso de suportes tecnológicos?
Moran assinala ainda que é preciso “integrar tecnologias, metodologias, atividades. Integrar texto escrito, comunicação oral, escrita, hipertextual, multimídica. Aproximar as mídias, as atividades, possibilitando que transitem facilmente de um meio para o outro, de um formato para o outro. Experimentar as mesmas atividades em diversas mídias. Trazer o universo audiovisual para dentro da escola”. (idem p.31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário