A mobilidade e a virtualização nos libertam de espaços e tempos rígidos, previsíveis, determinados. Na educação, o presencial se virtualiza e a disâancia se presencializa. (Moran)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fio condutor do módulo 3 - formação do professores UCA

O modulo em estudo traz a importância de provocarmos os alunos, fazendo perguntas exploratórias e/ou desafiadoras, para que pensem sobre como pensam, para que também se sintam encorajados a perguntar ou a responder, trazendo à luz os seus conhecimentos prévios.

Nessa perspectiva, as tecnologias digitais são elementos que aumentam as chances de interação entre alunos, professores e professores e alunos e com os objetos em estudo.

Nesse item, os cursistas exploram juntos diferentes experiências pedagógicas, desenvolvidas com o uso de tecnologias que potencializam as trocas, analisando: as ações dos alunos, as intenções do professor, o ferramental tecnológico utilizado, os resultados obtidos e as possíveis dificuldades em se desenvolver alguma dessas propostas na sala de aula.
Em todas as propostas, que vamos examinar, são valorizados os seguintes elementos:

  • Autonomia

  • Cooperação

  • Interação intensa

  • Autoria

  • Flexibilidade

  • Atitude investigativa

  • Possibilidade de escolha por interesses

  • Busca de integração de campos diferenciados de conhecimento

  • Trabalho em rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário