A formação dos professores para atender ao Projeto UCA, vai além das perspectivas de formação técnica de apropriação tecnológica do laptop, abrange a perspectiva de formação humana para a criação de estratégias inovadoras que atenda aos anseios da sociedade contemporânea mediada pelo computador.
Como diz o manual do projeto uca – fase II, do Ministério da Educação em relação à formação, avaliação e pesquisa na ação, (BRASIL, 2010).
Pensar a formação para o uso pedagógico do laptop educacional em acordo com as características inovadoras e os princípios que fundamentam o Projeto UCA, significa atender aos professores, a equipe de gestão que norteia a ação educativa da escola, os técnicos das estruturas educacionais, que acompanham e orientam o trabalho das escolas, e as secretarias estaduais e municipais de educação, que definem as políticas educacionais locais.
Ao que parece há necessidade de reunir vários esforços para que aconteça de forma efetiva a utilização do laptop na prática educativa. A previsão de que a formação deve abranger agentes escolares que não estejam especificamente atuando na docência há necessidade de um fortalecimento de dinâmicas e atividade pedagógicas de formação UCA Brasil. Isso porque a estrutura educacional vigente ainda não se encontra preparada para mudanças estruturais de funcionamento no que se refere a espaços e tempos escolares para atender as novas demandas de práticas pedagógicas mediadas pelas tecnológicas emergentes.
Como diz o manual do projeto uca – fase II, do Ministério da Educação em relação à formação, avaliação e pesquisa na ação, (BRASIL, 2010).
Pensar a formação para o uso pedagógico do laptop educacional em acordo com as características inovadoras e os princípios que fundamentam o Projeto UCA, significa atender aos professores, a equipe de gestão que norteia a ação educativa da escola, os técnicos das estruturas educacionais, que acompanham e orientam o trabalho das escolas, e as secretarias estaduais e municipais de educação, que definem as políticas educacionais locais.
Ao que parece há necessidade de reunir vários esforços para que aconteça de forma efetiva a utilização do laptop na prática educativa. A previsão de que a formação deve abranger agentes escolares que não estejam especificamente atuando na docência há necessidade de um fortalecimento de dinâmicas e atividade pedagógicas de formação UCA Brasil. Isso porque a estrutura educacional vigente ainda não se encontra preparada para mudanças estruturais de funcionamento no que se refere a espaços e tempos escolares para atender as novas demandas de práticas pedagógicas mediadas pelas tecnológicas emergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário